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judô



Apostila

Apostila

 

Esta apostila foi elaborada visando o judoca facilitar a formação e aprimorar os conhecimentos através de novas técnicas e conservar a tradição do judô através do kata.

 

 

 

 

 

  1. 1.    A Importância do Judô

 

Pode-se definir o Judô como a ciência que estuda os poderes potenciais do corpo e da mente, assim como o modo mais efetivo de aplicá-los às atividades de combate. Daí implica o estudo das leis de gravidade e dinâmica. Em sua relação com o funcionamento do corpo humano, se ocupa o estado de interdependência que existe entre as ações e reações de ordem mental, emocional e dos sentidos. Sendo o treinamento constante e cuidadoso.

O Judô é um esporte saudável que pode ser praticado por crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, proporcionando-lhes um melhor equilíbrio psicológico. Através da prática do Judô consegue-se o aprimoramento técnico, físico e espiritual, uma vez que o Judô não é apenas aperfeiçoar as técnicas para ser imbatível nos campeonatos. Ele envolve a formação espiritual do praticante, tomando o judoísta apto a enfrentar todos os obstáculos da vida de forma honesta e sempre leal.

O treinamento de Judô é árduo como as dificuldades que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Portanto, o bem-estar dos praticantes é gratificante e compensador, levando-os, pelos treinamentos de ataque e defesa, a se aperfeiçoarem e a contribuir com algo para seu próximo, sendo útil à sociedade. Esta é a meta final da disciplina do Judô, isto é, o que realça a verdadeira beleza e que valoriza o Judô como educação.

 Judô: Ver; ler; aprender. Noções Básicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 2.    Os benefícios do judô para crianças

 

Criado por Jigoro Kano, que foi considerado o senhor dos esportes no Japão, onde se preocupava com a educação infantil e que se dedicou para que isso acontecesse através do judô espalhando sua doutrina para o resto do mundo.

Jigoro Kano conseguiu seu objetivo de educar crianças através do esporte em que criou, e que conseguiu também que o mesmo mantivesse sua filosofia até os dias de hoje.

Quando decidiu nomear sua nova arte, Jigoro escolheu o nome JUDÔ, cujo significado é “Caminho da Suavidade ou da Flexibilidade”, denominação que já era utilizada por uma escola da era Takugawa, o último Shogunato do domínio militar. Foi nesse período que se formalizou o Bushido (código de conduta exemplar dos guerreiros samurais) sendo que a idéia central do mestre Jigoro Kano era a de ressaltar esse mesmo caráter educativo e moral para a sua escola, por fim denominada Judô de Kodokan.

A idéia inicial era meramente a de reformar o Ju – Jitsu e não a de criar um novo método, Kano estava ciente dos defeitos, mas sentiu eliminando – os, o Ju – Jitsu poderia ser benéfico ao homem, não apenas como arte marcial, mas também como uma forma de educação física como de treinamento e disciplina espiritual, ou seja, uma preparação para a vida diária. Portanto, sabe-se que ele eliminou as

“Nada abaixo do Sol é maior do que a educação. Educando uma pessoa e mandando – a para a sociedade, ele contribuirá na extensão de uma centena de gerações à sua frente”.

 “Judô é o caminho para o mais eficiente uso da força física e espiritual. Treinando ataques e defesas, você refina o corpo e a alma e ajuda a fazer do judô, uma essência espiritual do nosso ser. Desse jeito, você estará apto a aperfeiçoar – se e contribuir com algo para o mundo. Este é o objetivo final da disciplina do Judô”.

“Antes e depois de praticar o Judô ou realizar um combate, oponentes cumprimentam – se. O cumprimento é uma expressão de gratidão e respeito. Com isso você está agradecendo ao seu oponente a oportunidade que ele proporciona de aperfeiçoar sua técnica” Jigoro Kano (1860 – 1938)

 

As lutas são disputadas em que os oponentes devem ser sub – julgados mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusões, imobilizações ou exclusões de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam – se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade.

Analisando com atenção a definição da atividade de luta a ser proposta, o caráter pedagógico de organização do Judô Kodokan facilita seu aprendizado e como boa alternativa atende a questões quanto a atividades que propiciem o reconhecimento e a formação corporal. Outras questões que favorecem sua prática estão ligadas ao grande desenvolvimento da maioria dos grupos musculares e também as freqüentes recomendações médicas. Enquanto métodos de educação física, entre outros, benefícios podem ser citados como o autocontrole, a segurança, a perseverança e principalmente a disciplina que evidenciam a preocupação com a formação do ser integral.

 Tendo em vista ainda que o judô seja um dos esportes com maior número de praticantes federados no mundo e que a maior parte destes encontra – se em idade escolar, supõem – se então ser fundamental que os profissionais de Educação Física devam estar preparados no mínimo para orientar adequadamente esse público.

Esta arte marcial de diferencia das outras artes marciais porque consegue atender crianças de todas as faixas etárias.

Especificamente em idade pré – escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança.

  •          ·Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes;
  • ·         Pode melhorar a coordenação motora;
  • ·         Consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu “acervo” motor com essas experiências.

 

Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto – estima, sua autoconfiança e conseqüentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar, a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso crianças que tem estimulação positiva nesta idade, muito positivamente serão adultos com bons desenvolvimentos motores, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim, pessoas de bom senso, além disso, o Judô consegue interferir no caráter do praticamente, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social.

O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judô prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O judô, nesse caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos. Outro cuidado que se deve ter com a prática, não só desta modalidade, mas de todas, é com a competição precoce, o objetivo maior nessa idade é incentivar e fazer com que a criança tome gosto pelas atividades físicas e principalmente pela modalidade.

O Judô atua desta forma como um meio para auxiliar o desenvolvimento das crianças, e sua prática deve refletir em casa, na escola e na vida social, possibilitando que seus praticantes tenham uma vida harmoniosa com seus semelhantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 3.    Biografia de Jigoro Kano e a História do judô

 

 

Jigoro Kano nasceu em 18 de Outubro de 1860,em Mikage no Japão. Era de baixa estatura, medindo 1,50 metros e seu peso, proporcional a altura, não ia além de 50 quilos o que dificultava o seu ingresso na maioria dos esportes. Seus pais queriam que seguisse a carreira de diplomata ou político, mas Jigoro Kano preferiu o magistério, e em 1871 com 11 anos de idade foi mandado para Tóquio para estudar o idioma inglês, então indispensável para o progresso em qualquer sentido e que, possibilitou mais tarde tornar-se professor e tradutor dessa língua e ainda montar sua própria escola em Tóquio, a Kobukan (escola de inglês). Em 1882 se formou pela Universidade Imperial de Tóquio, em Letras e ciências estéticas e morais.

Aos 16 anos, decidiu fortificar o corpo, praticando a ginástica, o remo e o basebol. Mas estes desportos eram demasiados violentos para sua débil constituição. Além disso, nas brigas entre estudantes, Kano era sistematicamente vencido. Ferido na sua qualidade de filho de um Samurai decidiu estudar o ju-jitsu. Quem lhe ensinou os primeiros passos foi o professor Teinosuke Yagi. Posteriormente, em 1877, matriculou-se na Tenshin Shinyo Ryu, sendo discípulo do mestre Hachinosuke Fukuda. Em 1879, com a idade de 82 anos, Fukuda morreu e Kano herdou seus arquivos. Tornou-se em seguida aluno do mestre Masatomo Iso, um sexagenário que possuía os segredos de uma escola derivando igualmente do Teshin Shinyo Ryu.

Continuando o seu treinamento, Jigoro Kano torna-se vice-presidente da escola. Infelizmente, Masatomo Iso, morreu muito cedo e Kano novamente encontrou-se sem professor. Contudo Kano continuou a treinar intensamente, mas um bom professor lhe era indispensável. Foi então que procurou o mestre Tsunetoshi Likugo que lhe ensinou a técnica da escola Kito Ryu. Como Kano até então só praticara sempre as lutas corpo a corpo, sempre usando roupas normais, a escola de Kito ensinou-lhe o combate com armadura. Pouco a pouco, Kano fez a síntese das diversas escolas criando um sistema próprio de disciplina, continuando, no entanto a treinar com o mestre Likugo até 1885.

Foram durante esses treinamentos de ju-jitsu que Jigoro Kano “criou” novas técnicas de arremesso e passou a dar mais atenção a meios de transformar o Ju-jitsu em um novo método. Enquanto treinava Jigoro Kano enfrentava por diversas vezes um lutador chamado Fukushima, muito maior que ele e que sempre o derrotava. Kano então decidiu estudar tudo o que tinha em mãos para derrotar Fukushima. Finalmente, Jigoro Kano chegou a uma nova técnica, ele abaixou-se, alçou seu adversário em seus ombros, girou-o facilmente e jogou-o no tatame, surgindo então à primeira técnica desenvolvida por Kano o “Kata-guruma”. Outros golpes foram desenvolvidos como Uki-koshi e tsuri-komi-goshi. É preciso lembrar que no desenvolvimento dos golpes, Jigoro Kano utilizou principalmente leis da física como alavancas, movimento, energia, ponto de equilíbrio, gravidade e transmissão de peso.

 

A idéia inicial era de reformar o ju-jitsu e não criar um novo método, Kano estava ciente dos defeitos, mas sentiu que os eliminando, o ju-jitsu poderia ser benéfico ao homem, não apenas como arte marcial, mas também como uma forma de educação física, assim como de treinamento e Disciplina espiritual: ou seja, uma preparação para a vida diária. Ele ainda acreditava que retirando as técnicas mais perigosas essa arte poderia ser praticada como um esporte competitivo.

 

Então em 1882, Jigoro Kano criou o Judô (caminho suave), retirando do ju-jitsu o melhor das suas técnicas de arremesso e controle, adicionou algumas técnicas próprias, removeu as técnicas mais perigosas como chave de pé e mão, e com 22 anos de idade, apresentou seu novo esporte inaugurando a primeira escola chamada Judô Kodokan (um lugar para estudar o caminho).

 

Jigoro kano transformou a arte marcial do antigo Ju-jitsu no "caminho da suavidade" em que através do treinamento dos métodos de ataque e defesa pode–se adquirir qualidades mais favoráveis à vida do homem, sob três aspectos: condicionamento físico, espírito de luta e atitude moral autêntica.

A primeira qualidade, condições física, é obtida pela prática do esporte que exige esforço físico extenuante, de forma ordenada e metódica para proporcionar um corpo forte e saudável. Pois todas as funções corporais tornam-se melhor adaptada pela atividade que promove aumento de força muscular geral, da resistência, da coordenação, da agilidade e do equilíbrio. Devido ao treinamento rigoroso, também, o indivíduo tende a tomar mais cuidado com a sua saúde, prevenindo doenças e condicionando a reagir reflexivamente para evitar acidentes.

A segunda qualidade, espírito de luta, significa que pela prática das técnicas do Judô e pela incorporação dos princípios filosóficos durante os treinamentos, o indivíduo se torna mentalmente, condicionado a proteger seu próprio corpo em circunstâncias difíceis, defendendo-se quando ameaçado perigosamente. Com o treinamento, adquire autoconfiança e autocontrole, não para fugir do perigo, mas para adotar medidas e iniciativas em qualquer situação. Em outras palavras, o Judô é uma arte para a autoproteção total.

Por último, a atitude moral autêntica é concebida através do rigor do treinamento, que induz a humildade social, a perseverança, a tolerância, a cooperação, a generosidade, o respeito, a coragem, a compostura e a cortesia. As experiências obtidas durante o treinamento, por tentativa e erro e pela aplicação das regras de luta, impõem mudanças de atitudes, elevando o poder mental da imaginação, redobrando a atenção e a observação e firmando a determinação. Quanto falhas do conhecimento social e de moralidade constituem-se em problemas, um método de ensinar a cortesia entre as pessoas e melhorar a atitude social torna-se importante e, por isso, o Judô, desempenha papel relevante nesse contexto, como instrumento de formar e lapidar os verdadeiros caracteres morais do ser humano.

Jigoro Kano faleceu em 4 de maio de 1938 de pneumonia aos 77 anos de idade, à bordo de um navio, voltando para casa depois de um encontro do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Cairo, onde Tóquio foi escolhida cidade sede das olimpíadas de 1940, onde o Judô seria incluído pela primeira vez no calendário. Porém, devido à Segunda Guerra Mundial, este evento foi cancelado e sediado apenas em 1964.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 4.     Cronologia de vida de Kano

18 / 10 / 1860 - Data de nascimento

1877 - Ingressa na Universidade Imperial de Tóquio Torna-se aluno do Mestre Fukuda (Juj-itsu)

1878 - Funda o primeiro clube de basebol do Japão

1881 - Licenciado em letras Torna-se aluno da escola de Kito (Ju-jitsu),

1882 - Forma-se em Ciências Estéticas e Morais Em fevereiro, funda a sua Escola da qual deu o nome Judô Kodokan - Em agosto é nomeado professor no Colégio dos Nobres

1884 - Nomeado adido do Palácio Imperial

1886 - Nomeado vice-presidente do Colégio dos Nobres

1889 - Viaja à Europa como Adido da Casa Imperial

1899 - Torna-se Presidente do Butokukai (Centro de estudo de artes militares)

1907 - Elabora os três primeiros Katas de Judô

1909 - Torna-se membro do Comitê Olímpico Internacional, como primeiro representante do Japão

1911 - Eleito presidente da Federação Desportiva do Japão

1922 - Passa a Ter assento na Câmara Alta do Parlamento Japonês

1924 - Nomeado Professor Honorário da Escola Normal Superior de Tóquio

1928 - Participa da Assembléia Geral dos Jogos Olímpicos de Amsterdã

04/05/1938 - Morre a bordo do navio que transportava ao Cairo onde se realizava a Assembléia geral do Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos.

5.     Princípios Filosóficos

 

A aquisição daquelas qualidades citadas anteriormente, tem como alicerce os três princípios filosóficos definidos por Jigoro kano que, como ditado por ele mesmo evidenciam a principal diferença entre o JUDÔ KODOKAN e o antigo Ju-jitsu : " o Judô pode ser resumido como a elevação de urna simples técnica a um principio de viver" (Jitsu = técnica; Do = princípio). Esses princípios, mesmo não sendo conscientemente esclarecidos e compreendidos, estão presentes em todos os atos e atividades do praticante de judô. Por outro lado, quando o praticante tiver fixado e tomar consciência dos princípios que norteiam o judô, pode-se verificar que não são restritos ao Dojô, mas são igualmente válidos em qualquer atividade da vida diária, quando se pretende atingir um determinado objetivo.

Os três princípios do judô são:

JU

=

suavidade

SEIRYOKU-ZEN-YO

=

Máxima eficiência com mínimo esforço

JITA-KYOEI

=

Bem estar e benefícios mútuos

O princípio da máxima eficiência é aplicado à elevação ou à perfeição do espírito e do corpo na ciência do ataque e da defesa, exige primeiramente ordem e harmonia de todos os membros de uma coletividade e isto pode ser atingido com o auxílio e as concessões entre si para atingir a prosperidade e os benefícios mútuos.

O espírito final do judô, por conseguinte, é de incutir no íntimo do homem o respeito pelos princípios da máxima eficiência, da prosperidade e benefícios mútuos e da suavidade, para poder atingir, individualmente e coletivamente seus estados mais elevados e ao mesmo tempo mais desenvolvidos na arte de ataque e defesa.

O professor Kano afirma o seguinte: "Ainda que eu considere o Judô dualisticamente, a prosperidade e benefícios mútuos pode ser vista como sua finalidade última e a máxima eficiência como meio para atingir esse fim. Essas doutrinas são aplicáveis a todas as condutas do ser humano".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 6. O Espírito do Judô

 

 

“Quem teme perder já está vencido”

 

 

“Somente se aproxima da perfeição quem a procura com consciência, sabedoria e, sobretudo, humildade”

 

 

“Se alguém empurrar você, puxe-o; se lhe puxarem, empurre-o. Nunca devemos opor resistência a uma força, sempre acompanhá-la”

 

 

“Aprender a cair é o bê-á-bá desta luta”

 

 

" Conhecer-se e dominar-se é triunfar “.

 

 

" Quem teme perder já esta  vencido ".

 

" Somente se aproxima da perfeição, quem a procura com constância, sabedoria e sobretudo, humildade ".

 

 

" Quando  verificares com tristeza que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado ".

 

 

" Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. O que venceste hoje, pode  derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância ".

 

 

" O Judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se  aperfeiçoar ".

 

 

" O Judoca  é aquele que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprender aos seus semelhantes, e fé para acreditar naquilo que não compreende ".

 

 

" Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, é o caminho do verdadeiro judoca ".

 

 

"Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade  e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência."

                                          Jigoro Kano

 

 

6.1.        Disciplina

 

 O aluno deve sempre:

  • Manter silêncio
  • Sentar-se corretamente: Agura ou Zarei
  • Cumprimentar ao entrar e sair o dojô
  • Pedir autorização do professor para sair do dojô
  • Respeitar o professor e os colegas
  • Ajoelhar em ordem quando da chegada do professor
  • Conservar o Dojô sempre limpo e em ordem
  • Não treinar em outra academia sem a autorização do professor
  • Estar atento as instruções do professor

Obs.: Pontualidade é um hábito que deve ser seguido rigorosamente nas aulas, assim como nas competições.

 

 

6.2.        Higiene

 

O aluno de judô deve sempre estar com:

  • Unhas cortadas
  • Pés limpos
  • Cabelo preso. Obs: prendedores de elásticos
  • Judogui sempre limpo e passado
  • Não estar portando objetos como pulseira, anel, colar, tornozeleira, etc.

 

Manter a higiene previne os alunos de se machucar e estar sempre limpo.

A higiene é uma das qualidades que um judoca deve possuir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1.     7.  Vocabulário

 

Agura: sentado com a perna cruzada

Arigato: Obrigado

Arigato-Gozaimashita: muito obrigado

Ashi: pé, perna

Dangai: grupo de faixas antes da preta

Dojô: lugar onde se pratica judô; sala de aula

Hai: Sim, pronto

Hajime: começar

Hidari: Esquerda

Jigotai: Posição de Defesa

Judô: caminho da suavidade

Judogui: roupa para praticar judô; Kimono

Kata: Seqüência de golpes combinados em série

Kake: Projeção

Kiai: união do Espírito; grito usado pelos lutadores

Koshi: quadril

Kuzushi: Desequilíbrio

Mae: frente

Mate: Parar ou esperar

Migui: direita

Morote: segurar com as duas mãos

Mukuso: Meditação

Obi: faixa

Onegai-Shimassu: Por Favor

Randori: Exercício livre, treino livre

Rei: cumprimento, saudação

Ritsu-rei: Saudação em pé

Sensei: Professor

Sempai: Superior

Sutemi: Sacrifício

Tate: Levantar

Te: mão, braço

Tori: Judoca ativa, aquele que ataca

Uke: Judoca passivo, aquele que é atacado

Ukemi: Rolamento, queda

Uchi-komi: entrada de golpes

Yoko: lado

Zarei: sentado de joelho, saudação de ajoelhado

Zori: chinelo

Zubon: Calça (do judô)

Wagui: casaco (do judô)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1.     8. Ukemis (Quedas e/ou rolamentos):

 

Mae-ukemi: Queda ou rolamento para frente

 

Ushiro-ukemi: Queda ou rolamento para trás

 

Yoko-ukemi: Queda lateral

 

Zempo-kaiten-Ukemi: Queda com giro frontal.   

 

 

 

8.1.        Em Competição:

 

Shiai-jo: área de competição

 

Ossae-Komi: Imobilização (controle sobre o oponente)

 

Toketa: Perda do controle sobre o oponente

 

Hantei: decisão pelos árbitros (bandeira)

 

Hansoku-Make: Derrota por desclassificação

 

Sono-Mama: ordem para parar a luta no chão

 

Yoshi: Retomar a luta, continuar.

 

 

 

8.2.        Pontuação:

-          Ippon: Projeção completa (ponto completo)

-           

-          Wazari: Projeções Quase completa (meio ponto)

-           

-          Yuko: Quase meio ponto

 

 

 

8.3.        As três fases para a execução de um golpe são:

 

-          Kuzushi (Desequilíbrio)

 

-          Tsukuri (Preparação)

 

-          Kake (Projeção)

 

 

 

 

 

 

  1.   Classificação de Faixas

 

Dangai - antes da preta

OBS.: A faixa cinza ‚ uma intermediária para criança que não tem 7 anos.

 

 

Mukyu -          Branca           7º Kiu                

Ro-kyu -         Azul               6º Kiu             

Go-kyu-          Amarela         5º Kiu        

Yon-kyu -       Laranja          4º Kiu              

San-kyu -       Verde             3º kiu                        

Ni-kyu  -          Roxa              2º Kiu

Ikkyu   -           Marrom          1º Kiu

 

 

 

   Yudan- Superior                                               Faixa Preta    Ko - Dansha

 

 

Shodan  -      1º Dan             Rokudan   -           6º Dan (vermelha e branca)

Nidan   -        2º Dan             Shichidan -           7º Dan (vermelha e branca)

Sandan  -      3º Dan             Hachidan  -           8º Dan (vermelha e branca)

Yondan  -      4º Dan             Kudan     -  9º Dan (vermelha)

Godan   -       5º Dan             Juu Dan   -     10º Dan (vermelha)

 

 

 

 

9.1.        Numerais

 

1

ichi (se lê “iti”)

2

ni

3

san

4

shi ou yon

5

go

6

roku

7

shichi (se lê “shiti”) ou nana

8

hachi (se lê “hati”)

9

kyuu ou ku

10

juu

 

 

 

11    Juu - ichi

12    Juu- ni

13    Juu-san

14    Juu- shi

15    Juu-go

16    Juu-roku

17    Juu-shichi

18    Juu-Hachi

19    Juu-Kyu

20    Ni-Juu

 

 

 

30   San- juu

40   Shi-juu(Yon-Juu)

50   Go-juu

60-  Roku-juu

70   Shichi-juu

80   Hachi-juuu

90   Kyu-dyu

100  Hyaku

 

 

 

 

 

 

 

  1. 10.       Classificação das Técnicas:

 

NAGUE-WAZA - Técnicas de projeção

1) - TACHI-WAZA - Técnicas aplicadas em pé      a) TE-WAZA - Técnicas de mãos      b) KOSHI-WAZA - Técnicas de quadris      c) ASHI-WAZA - Técnicas de pernas

2) - SUTEMI-WAZA - Técnicas de sacrifícios      a) MA-SUTEMI-WAZA - Técnicas de sacrifícios frontal      b) YOKO-SUTEMI-WAZA - Técnicas de sacrifícios lateral

 

KATAME-WAZA OU NE-WAZA - Técnicas de domínio. 1) - OSSAE-WAZA - Técnicas de imobilização 2) - SHIMÊ-WAZA - Técnicas de estrangulamento 3) - KANSETSU-WAZA - Técnicas de chaves de braço

 

NOME DAS TÉCNICAS

1) NAGUE-WAZA

ASHI-WAZA

O-SOTO-GARI OUCHI-GARI KOUCHI-GARI KO-SOTO-GARI KO-SOTO-GAKE SASSAE-TSURI-KOMI-ASHI OKURI-ASHI-BARAI HIZA-GURUMA O-SOTO-GURUMA HARAI-TSURI-KOMI-ASHI DE-ASHI-BARAI O-GURUMA ASHI-GURUMA KOUCHI-MAKIKOMI

KOSHI-WAZA

O-GOSHI KOSHI-GURUMA HARAI-GOSHI UCHI-MATA UKI-GOSHI HANE-GOSHI TSURI-KOMI-GOSHI SODE-TSURI-KOMI-GOSHI USHIRO-GOSHI UTSURI-GOSHI UTSUSHI-GOSHI KEN-KEN-UCHI-MATA TSURI-GOSHI

TE-WAZA

SEOI-NAGUE IPPON-SEOI-NAGUE ERI-SEOI-NAGUE SEOI-OTOSHI TAI-OTOSHI KATA-GURUMA SUKUI-NAGUE UKI-OTOSHI MOROTE-GARI SUMI-OTOSHI TÊ-GURUMA KUCHIKI-TAOSHI KIBISSU-GAESHI

 

 

 

 

 

 

 

MA-SUTEMI-WAZA

TOMOE-NAGUE SUMI-GAESHI UKI-WAZA URA-NAGUE TAWARA-GAESHI OBI-TORI-GAESHI SOTO-MAKIKOMI HANE-MAKIKOMI UCHI-MATA-MAKIKOMI TANI-OTOSHI

YOKO-SUTEMI-WAZA

YOKO-GURUMA YOKO-GAKE YOKO-OTOSHI YOKO-WAKARE

 

 

 

 

 

RENRAKU-RENKA-WAZA (técnicas de seqüência de golpes)

Exemplo: O-UCHI-GARI Para SEOI-NAGUE

 

 

 

 

 

KAESHI-WAZA (Técnicas de Contra Golpe)

Exemplo: KO-SOTO-GAKE Aplica UCHI-MATA

 

 

 

 

2) KATAME-WAZA ou NE-WAZA:

OSSAE-WAZA

KESSA-GATAME KUZURE-KESSA-GATAME USHIRO-KESSA-GATAME KUZURE-USHIRO-KESSA-GATAME YOKO-SHIRO-GATAME KUZURE-YOKO-SHIRO-GATAME KAMI-SHIRO-GATAME KUZURE-KAMI-SHIRO-GATAME TATÊ-SHIRO-GATAME KUZURE-TATÊ-SHIRO-GATAME MAKURA-KESSA-GATAME KATA-GATAME SANKAKU-GATAME

SHIME-WAZA

KATA-JUJI-JIME NAMI-JUJI-JIME GUIAKU-JUJI-JIME OKURI-ERI-JIME KATAHA-JIME TSUKOMI-JIME HADAKA-JIME SANKAKU-JIME NIGUIRI-JIME SODE-GURUMA-JIME

KANSESTSU-WAZA

UDE-HISHIGUI-UDE-GARAMI UDE-HISHIGUI-UDE-GATAME UDE-HISHIGUI-JUJI-GATAME UDE-HISHIGUI-WAKI-GATAME UDE-HISHIGUI-HARA-GATAME HIZA-GATAME ASHI-GARAMI

 

 

 

  1. 11.       Programa Para Exame de Faixa

 

 

 

 

Para promoções de faixa serão exigidos os seguintes conhecimentos:

 

 

Shize-Hontai - em pé, com pernas afastadas.

 

Tai-Sabaki - Movimento do corpo

 

Shintai - Maneira de andar, deslocamento

 

Kumi-Kata - Maneira de segurar , pegada.

 

 

Devem ser demonstradas as formas de deslocamento sobre os tatames, salientando os seguintes detalhes:

 

 

Ayumi-Ashi: Passo normal; andar descontraidamente mantendo os joelhos e tornozelos flexíveis sem cruzar os pés.

 

 

Tsuri-Ashi: Passo emendado; acompanhar os passos de seu oponente, isto se este avançar o pé direito, recuar o esquerdo, se recuar o pé direito, avançar o esquerdo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11.1.  Faixa Vinho

 

 

 

Nague-Waza (Técnica de Projeção)

 

  1. O-Soto-Gari
  2. O-Uchi_gari
  3. Koshi-guruma

 

 

Katame-Waza (Técnica de Imobilização)

 

  1. Hon-Kessa-Gatame

 

 

 

Rolamentos:

  •    ·Mae-Ukemi
  • ·   Ushiro-Ukemi

 

 

 

Vocabulário:

 

-          Sensei – Professor

-          Mate – Parar

-          Hajime – Começar

-          Obi – faixa

-          Judogui – Roupa para praticar judô, Kimono

-    Judô – Caminho da suavidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11.2.  Faixa Cinza

 

 

 

Nague-Waza (Técnica de Projeção)

 

  1. O-Soto-Gari
  2. O-Uchi_gari
  3. Koshi-guruma
  4. Ippon-Seoi-Nague

 

 

 

Katame-Waza (Técnica de Imobilização)

 

  1. Hon-Kessa-Gatame
  2. Yoko-Shiro-Gatame

 

Rolamentos:

  •    ·Mae-ukemi
  • ·   Ushiro-ukemi
  • ·   Zempo-kaiten-ukemi

 

 

 

Vocabulário:

 

-          Sensei – Professor

-          Mate – Parar

-          Hajime – Começar

-          Obi – faixa

-          Zori – Chinelo

-          Judogui – Roupa para praticar judô, kimono

-          Judô – Caminho da suavidade

-          Ashi – Pé, perna

-          Koshi – Quadril

-          Te – Mão, Braço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11.3.  Faixa Azul Claro

 

 

Nague-Waza (Técnica de Projeção)

 

  1. O-Soto-Gari
  2. O-Uchi_gari
  3. Koshi-guruma
  4. O-Goshi
  5. Ippon-Seoi-Nague

 

 

Katame-Waza (Técnica de Imobilização)

 

  1. Hon-Kessa-Gatame
  2. Yoko-Shiro-Gatame
  3. Kami-Shiro-Gatame

 

 

Rolamentos:

  •    ·Mae-ukemi
  • ·   Ushiro-ukemi
  • ·   Yoko-ukemi
  • ·   Zempo-kaiten-ukemi

 

 

Obs: Nó de faixa; Dobrar Judogui

 

Vocabulário:

 

-          Sensei – Professor

-          Mate – Parar

-          Hajime – Começar

-          Obi – faixa

-          Zori – Chinelo

-          Dojo – Lugar onde se pratica o judô

-          Judô – Caminho da suavidade

-          Ashi – Pé, perna

-          Koshi – Quadril

-          Te – Mão, Braço

-          Judogui – Roupa para praticar judô, Kimono

-          Agura – Sentado com as pernas cruzadas

-          Zarei – Sentado de joelho, saudação de ajoelhado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11.4.  Faixa Azul Escuro

 

Nague-Waza (Técnica de Projeção)

 

  1. O-Soto-Gari
  2. O-Uchi_gari
  3. Koshi-guruma
  4. O-Goshi
  5. Ippon-Seoi-Nague

 

 

Katame-Waza (Técnica de Imobilização)

 

  1.     1.Hon-Kessa-Gatame
  2. 2.    Yoko-Shiro-Gatame
  3. 3.    Kami-Shiro-Gatame
  4. 4.    Tate-Shiro-Gatame

 

 

Renraku- Henka- Waza (Sequência de Golpes)

 

  1. 1.    O-Uchi-Gari X Ippon-Seoi-Nague
  2. 2.    O-Uchi-Gari X Koshi-Guruma
  3. 3.    Koshi-Guruma X Hon-Kessa-Gatame

 

 

Kaeshi-Waza (Técnicas de Contra Golpe)

 

  1.     1.O-Soto-Gari X O-Soto-Otoshi
  2. 2.    Koshi-Guruma X Tani-Otoshi

 

 

Rolamentos:

  •    ·Mae-ukemi
  • ·   Ushiro-ukemi
  • ·   Yoko-ukemi
  • ·   Zempo-kaiten-ukemi

 

 

Obs: Nó de faixa; Dobrar Judogui

 

 

Vocabulário: idem ao da faixa azul claro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11.5.  Faixa Amarela

 

 

Nague-Waza (Técnica de Projeção)

 

  1. De-Ashi-Harai
  2. Ko-Uchi-Gari
  3. Harai-Goshi
  4. Morote-Seoi-Nague
  5. Tai-Otoshi

 

 

Katame-Waza (Técnica de Imobilização)

 

  1. Kuzure-Tate-Shiro-Gatame
  2. Ushiro-Kessa-Gatame
  3. Kuzure-Yoko-Shiro-Gatame
  4. Kuzure-Kami-Shiro-Gatame

 

 

Renraku- Henka- Waza (Sequência de Golpes)

 

  1.     1.Harai-Goshi X O-Soto-Gari
  2. 2.    Ippon-Seoi-Nague X Ko-Uchi-Makikomi
  3. 3.    Ko-Uchi-Gari X Ippon-Seoi-Nague

 

 

Kaeshi-Waza (Técnicas de Contra Golpe)

 

  1.     1.O-Soto-Gari X O-Soto-Otoshi
  2. 2.    Koshi-Guruma X Tani-Otoshi
  3. 3.    De-Ashi-Harai X Tsubame-Gaeshi
  4. 4.    O-Uchi-Gari X O-Uchi-Gaeshi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11.6.  Faixa Laranja

 

 

Nague-Waza (Técnica de Projeção)

 

  1. Sassae-Tsuri-Komi-Ashi
  2. Hiza-GurumaOkur-Ashi-Harai
  3. Uchi-mata
  4. Eri-Seoi-Nague
  5. Tsuri-Komi-Goshi
  6. Tomoe-Nague

 

Katame-Waza (Técnica de Imobilização)

 

  1. Makura-Kessa-Gatame
  2. Kuzure-Kessa-Gatame
  3. Kata-Gatame

 

Shime-Waza (Técnica de estrangulamento)

 

  1.     1.Hadaka-Jime
  2. 2.    Nami-juji-Jime
  3. 3.    Kata-Juji-Jime
  4. 4.    Gyku-Juji-Jime

 

Kansetsu-Waza (Técnica de chave de braço)

 

  1. Juji-Gatame

 

Renraku- Henka- Waza (Sequência de Golpes)

 

  1.     1.O-Uchi-Gari  X  Morote-Seoi-Nague
  2. 2.    O-Uchi-Gari  X  Ko-Uchi-Gari
  3. 3.    O-Uchi-Gari  X  Uchi-Mata
  4. 4.    Tai-Otoshi     X Tai-Otoshi
  5. 5.    Harai-Goshi  X  O-Soto-Gari
  6. 6.    Harai-Goshi   X  Juji-Gatame

 

Kaeshi-Waza (Técnicas de Contra Golpe)

 

  1.     1.Uchi-Mata  X  Tai-Otoshi
  2. 2.    Ko-Uchi-Gari  X  Sassae-Tsuri-Komi-Ashi
  3. 3.    Okuri-Ashi-Harai  X  Tsubame-Gaeshi
  4. 4.    O-Uchi-Gari   X  Tomoe-Nague

 

 

 

 

 

 

 

 

11.7.  Faixa Verde

 

 

Nague-No-Kata (1ª série)

 

Te-Waza

 

  1. Uki-Otoshi
  2. Ippon-Seoi-Nague
  3. Kata-Guruma

 

Go-Kyo

 


  1. Ko-Soto-Gari
  2. Ko-Soto-Gake
  3. Ashi-Guruma
  4. O-Guruma
  5. Ushiro-Goshi
  6. Sode-Tsuri-Komi-Goshi
  7. Te-Guruma
  8. Hane-Goshi
  9. Tsuri-Goshi


 

 

Shime-Waza (Técnica de estrangulamento)

 


  1. Okuri-Eri-Jime

Kataha -Jime

3. Sankaku -Jime


 

Kansetsu-Waza (Técnica de chave de braço)

 


  1. Ude-Garami
  2. Ude-Gatame
  3. Sankaku-Gatame


 

Renraku- Henka- Waza (Sequência de Golpes)

 

  1.     1.Ko-Uchi-Gari  X  Uchi-Mata
  2. 2.    De-Ashi-Harai  X  Sode-Tsuri-Komi-Goshi
  3. 3.    Ko-shi-Guruma  X  O-Uchi-Gari
  4. 4.    Morote-Seoi-Nague  X  Seoi-Otoshi
  5. 5.    Hiza-Guruma  X  Harai-Goshi
  6. 6.    O-Goshi   X  Uki-Goshi
  7. 7.    Sassae-Tsuri-Komi-Ashi  X  Ko-Soto-Gake

 

Kaeshi-Waza (Técnicas de Contra Golpe)

 

  1.     1.O-Soto-Gari  X  Te-Guruma
  2. 2.    Harai-Goshi  X  Ko-Soto-Gake
  3. 3.    Uchi-Mata  X  Te-Guruma
  4. 4.    De-Ashi-Harai  X  Hiza-Guruma

 

 

 

 

 

 

 

 

11.8.  Faixa Roxa

 

Nague-No-Kata (1ª e 2ª série)

 

Te-Waza

 

  1. Uki-Otoshi
  2. Ippon-Seoi-Nague
  3. Kata-Guruma

 

Koshi-Waza

 

  1. Uki-Goshi
  2. Harai-Goshi
  3. Tsuri-Komi-Goshi

 

Go-Kyo

 


  1. Soto-Makikomi
  2. Hane-Makikomi
  3. Harai-Makikomi
  4. Utsuri-Goshi
  5. Yoko-Otoshi
  6. Sumi-Gaeshi
  7. Uki-Waza
  8. Kuchiki-Taoshi
  9. Kibisu-Gaeshi


 

 

 

Shime-Waza (Técnica de estrangulamento)

 


  1. Hyote-jime

2.  Sode-guruma-jime

3. Jigoku-Jime


 

 

Kansetsu-Waza (Técnica de chave de braço)

 


  1. Hiza-Garami
  2. Hara-Gatame
  3. Waki-Gatame


 

 

Renraku- Henka- Waza (Sequência de Golpes)

 


  1.     1.Harai-Goshi  X  Harai-Makikomi
  2. 2.    Tai-Otoshi  X  Uchi-Mata
  3. 3.    De-Ashi-harai  X  Kuchiki-Taoshi
  4. 4.    Harai-Goshi  X  Tsuri-Komi-Goshi
  5. 5.  Ippon-Seoi-Nague X Kata-Guruma
    1. 6.    Harai-Goshi   X  Utsuri-Goshi
    2. 7.    Ko-uchi-Gari  X  Sumi-Gaeshi


 

 

Kaeshi-Waza (Técnicas de Contra Golpe)

 

  1.     1.Tsuri-Komi-Goshi X Ushiro-Goshi
  2. 2.    Okuri-Ashi-Harai X Tsubame-Gaeshi
  3. 3.    Tsuri-Goshi X Ko-Soto-Gake
  4. 4.    De-Ashi-Harai  X Hiza-Guruma

 

 

 

 

11.9.  Faixa Marrom

 

 

Nague-No-Kata (1ª,  2ª e 3ª série)

 

 

Te-Waza

 

  1. Uki-Otoshi
  2. Ippon-Seoi-Nague
  3. Kata-Guruma

 

 

Koshi-Waza

 

  1. Uki-Goshi
  2. Harai-Goshi
  3. Tsuri-Komi-Goshi

 

 

Ashi-Waza

 

  1. Okuri-Ashi-Harai
  2. Sassae-Tsuri-Komi-Ashi
  3. Uchi-Mata

 

 

 

Go-Kyo

 

  1. Tomo-Nague
  2. Ura-Nague
  3. Sumi-Gaeshi
  4. Yoko-Gake
  5. Yoko-Guruma
  6. Uki-Waza

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 12.       Go Kyo No Waza

 


Dai Ikkyo (1º grupo) 1. De ashi Harai 2. Hiza Guruma 3. Sasae Tsurikomi Ashi 4. Uki Goshi 5. O soto Gari 6. O goshi 7. Ouchi Gari 8. Seoi Nague

Dai Nikyo (2º grupo) 1. Ko soto Gari 2. Ko uchi Gari 3. Koshi Guruma 4. Tsuri Komi Goshi 5. Okuri Ashi Harai 6. Tai Otoshi 7. Harai Goshi 8. Uchi Mata

 


Sankyo (3º grupo) 1. Ko soto Gake 2. Tsuri Goshi 3. Yoko Otoshi 4. Ashi Guruma 5. Hane Goshi 6. Harai Tsuri Komi Ashi 7. Tomoe Nage 8. Kata Guruma

Yonkyo (4º grupo) 1. Sumi Gaeshi 2. Tani Otoshi 3. Hane Makikomi 4. Sukui Nage 5. Utsuri Goshi 6. O Guruma 7. Soto Maki Komi 8. Uki Otoshi

Gokyo (5º grupo) 1. O soto Guruma 2. Uki Waza 3. Yoko Wakare 4. Yoko Guruma 5. Ushiro Goshi 6. Ura Nage 7. Sumi Otoshi 8. Yoko Gake


 

 

 

 

12.1.   Renraku- Henka- Waza (Sequência de Golpes)

 


1º Série Ko Uchi Gari  X  Ippon Seoi Nague Sassae Tsuri Komi Ashi  X  O Soto Gari Uchi Mata  X  Ko Uchi Gari

2º Série O Uchi Gari  X  Tai Otoshi Ippon Seoi Nague  X  Ko Uchi Makikomi Morote Seoi Nague  X  Ko Uchi Gari

 

3º Série O Uchi Gari  X  Harai Tsuri Komi Ashi Ko Uchi Gari  X  Uchi Mata Morote Seoi Nague  X O Uchi Gari

4º Série Ko Uchi Gari  X  Morote Seoi Nague Ippon Seoi Nague  X  Sumi Gaeshi O Uchi Gari  X  Uchi Mata

 

5º Série O Uchi Gari  X  Harai Goshi Koshi Guruma  X  O Uchi Gari Tai Otoshi  X Ko Uchi Gari

6º Série Ko Uchi Gari  X  Tomoe Nague Harai Goshi  X  O Soto Gari Koshi Guruma  X  Ko Uchi Gari

 

 

 

 

 

 

12.2.    Renzoku- Henka- Waza (Encadeamento de Técnicas)

 

 


1º Série De Ashi Harai  X  O Soto Gari O Uchi Gari  X  Ko Uchi Gari Tomoe Nague  X  Kessa Gatamei

2º Série Morote Seoi Nague  X  Seoi Otoshi O Goshi  X  Uki Goshi O Uchi Gari  X  Ko Soto Gake

 

3º Série Tsuri Komi Goshi  X  Tai Otoshi Tai Otoshi  X  Uchi Mata harai Goshi  X Tsuri Komi Goshi

4º Série Ippon Seoi Nague  X  Kata Guruma Ko Soto Gari  X  Tani Otoshi O Soto Gari  X  O Soto Guruma

 

5º Série Ko Uchi Gari  X  O Uchi Gari Sumi Gaeshi  X  Tate Shiro Gatame Ko Soto Gari  X Ko Soto Gake

 

6º Série Tai Otoshi  X  Kata Guruma Ko Uchi Gari  X  Ko Uchi Makikomi Hiza Guruma  X  Ko Soto Gari


 

12.3.   Kaeshi-Waza (Técnicas de Contra Golpe)

 

 


1º Série Tsuri Komi Goshi  X  Ushiro Goshi Uchi Mata  X  Tai Otoshi Ko Uchi Gari  X Sassae Tsuri Komi Ashi

2º Série O Uchi Gari  X  Tomoe Nague Ko Soto Gake  X  Uchi Mata O Soto Gari  X  O Soto Otoshi


3º Série O Uchi Gari  X  O Uchi Gaeshi Uchi Mata  X  Te Guruma Harai Tsuri Komi Ashi  X Ko Soto Gake

 

4º Série Kata Guruma  X  Hikikomi Gaeshi Tai Otoshi  X  Yoko Guruma Koshi Guruma  X  Utsuri Goshi


5º Série Okuri Ashi Harai  X  Tsubame Gaeshi De Ashi Harai  X  De Ashi Haria Harai Goshi  X Utsuri Goshi 6º Série Tsuri Goshi X  Ko Soto Gake O Soto Gari  X  Te Guruma Koshi Guruma  X  Yoko Guruma


7º Série Hane Goshi  X  ko Soto Gake Ashi Guruma  X  Tani Otoshi Harai Goshi  X Tan Otoshi

 

8º Série Sassae Tsuri Komi Ashi  X  Ko Soto Gake Harai Goshi  X  Te Guruma Ko Uchi Gari  X  Hiza Guruma


 

 

 

 

 

12.4.   Katame-Waza (Técnicas de solo)


 

1º Série Hon Kessa Gatame Gyaku Juji Jime Ude Gatame

 

2º Série Yoko Shiro Gatame Hadaka Jime Waki Gatame


3º Série Kami Shiro Gatame Okuri Eri Jime Juji Gatame

4º Série Tate Shiro Gatame Nami Juji Jime Ude Garami

 




5º Série Kuzure Kessa Gatame Kata Juji Jime Hiza Gatame

6º Série Ushiro Kessa Gatame Sode Guruma Jime Tsukomi Jime


7º Série Kata Gatame Ryote Jime Makura Kessa Gatame

8º Série Kuzure Yoko Shiro Gatame Sankaku Jime Kataha Jime